Realizou-se na manhã de hoje, 11/03, nas instalações do Hotel Expresso em Luanda, a abertura do Workshop Nacional Para a Formulação de uma Estratégia Nacional e Plano de Acção para o Cumprimento do Acordo da FAO de 2009, relativo as medidas do Estado do Porto para prevenir, impedir e eliminar a Pesca Ilegal não Declarada e não Regulamentada e dos Instrumentos Internacionais Complementares.
O discurso de abertura foi proferido pela Ministra das Pescas e Recursos Marinhos, Carmen Santos, e contou com a presença do Representante da FAo em Angola , Anastácio Gonçalves, Director da Fiscalização, Emiliano zaila, membros dos Órgãos de Defesa e Segurança e Técnicos do Sector das Pescas.
A Titular, realçou sobre a necessidade de monitorização dos vários contribuintes do sector no processo, porque a pesca tem sido utilizada por alguns Armadores de maneira pouco ética. E falou também, sobre a necessidade de realização de mais seminários do género pois os mesmos trarão alinhamento estratégico com todas as medidas de políticas que têm sido implementadas.
A Ministra, terminou o seu descurso com as seguintes palavras; "formação, alinhamento e acima de tudo congregação de esforço para que o que for feito ao longo da semana possa ser um trabalho válido e com estrutura de aplicabilidade para que se tenha Pesca sustentável e tenhamos um combate cerrado à pesca ilegal não regulamentada e não declarada".