• Conservação da Biodiversidade Aquática na Economia Azul Africana


     

    Teve início na manhã de hoje,09/05, no Hotel Skyna-Luanda, a Reunião Consultiva Nacional das partes interessadas para desenvolver um Plano Director e reforçar os quadros regulamentares para Sustentabilidade Ambiental e conservação da Biodiversidade Aquática na República de Angola-para atenuar o impacto do Turismo Marinho e Costeiro, Exploração de Petróleo e Gás.

    A Reunião, encabeçada pelo Gabinete Inter-Africano para os Recursos Animais da União Africana, tem como principal objetivo, a identificação de questões e ações prioritárias para a Conservação Sustentável da Biodiversidade Aquática e Gestão Ambiental através da mitigação dos impactos do Turismo Costeiro e Marinho e das actividades Mineiras. Esta actividade específica, foi conduzida no contexto da Estratégia da Economia Azul em África e compromete-se a incorporar as melhores práticas no desenvolvimento da Economia Azul nos estados membros da União Africana. Angola sendo um País com um Turismo Costeiro e Marinho desenvolvido e um enorme potencial de produção de Petróleo e Gás, foi selecionado para apoio ao desenvolvimento do Turismo Costeiro Marinho, exploração de Petróleo e Gás, para mínimizar os impactos destas actividades na Biodiversidade e nos Ecossistemas Aquáticos.

    A Ministra das Pescas e Recursos Marinhos, Carmen Santos, proferiu o discurso de abertura da reunião que terá a duração de 3 dias, onde “realçou a promoção da inovação, do conhecimento e o desenvolvimento socioeconômico, atendendo a questão abrangente que devemos ter com as nossas economias”.