Sob o lema: Ciência, Inovação e Crescimento Azul para um Mar Sustentável, o Ministério das Pescas e Recursos Marinhos, realizou no dia 27/11, nas instalações do Centro de Conferência de Belas, em Luanda, o Conselho de Gestão Integrada dos Recursos Biológicos Aquáticos.
O Conselho dos Recursos Biológicos Aquáticos, é um instrumento central para alinhar políticas públicas, ciência aplicada, fiscalização moderna, inclusão social e decisões que determinarão o presente e o futuro da Economia Azul em Angola. Este conselho terá igualmente a responsabilidade de debater e aprovar as Medidas de Gestão de 2026.
Estiveram reunidos, Técnicos Sêniores do Minpermar, Armadores do Sector Pesqueiro, Aquícola e do Sal, para juntos encontrar as melhores soluções para uma Economia Azul Sustentável. O Secretário de Estado para as Pescas e Recursos Marinhos, Álvaro Cândido dos Santos, proferiu o discurso de abertura, salientando; “ O lema nos orienta, Ciência, Inovação e Crescimento Azul para um Mar Sustentável não é apenas um conjunto de palavras bonitas. É uma convocação nacional, a ciência indica o caminho, a inovação abre novas portas e o crescimento azul transforma a riqueza natural em oportunidades económicas, ao mesmo tempo, este lema recorda-nos algo fundamental: a sustentabilidade não é um ideal romântico, é uma condição de sobrevivência, é a única forma de garantir que os recursos que hoje alimentam o pais continuarão a existir para as gerações futuras”.